14 de Novembro de 2023 às 12:07

SEEBCG-MS fecha agência do Bradesco por falta de condições de trabalho

A Vergonha Continua

Na manhã desta terça, dia 14 de novembro, o Sindicato dos Bancários  de Campo Grande-MS e Região fechou a agência do Bradesco que funciona na avenida Calógeras, em Campo Grande. A medida foi tomada por condições insalubres de trabalho, devido ao desconforto térmico.

Apesar de obter um lucro de R$ 20 bilhões em 2022, o Bradesco tenta resolver de forma paliativa um problema com o aparelho de ar condicionado da unidade, deixando os bancários sem condições de trabalho com o calor insuportável dos últimos dias. 

"Há mais de cinco anos, essa agência tem problemas no ar condicionado e, mesmo com o lucro bilionário, o banco não conserta o sistema, que tem mais de 40 anos. Esse aparelho de ar precisa ser trocado de forma definitiva, não adianta tentar resolver de forma paliativa como o Bradesco vem tentando. A instituição locou aparelhos portáteis de São Paulo, trouxe técnicos do Paraná, gastou um dinheiro para isso, só que não resolve o problema de resfriamento da unidade", disse o secretário de Finanças do sindicato e membro do COE Bradesco, José dos Santos Brito.

 

Brito diz ainda, que o sindicato já conversou com o Bradesco várias vezes, sendo que a ação do sindicato de fechar a unidade é para pressionar o banco. 

"Neste momento, o banco está dizendo que vai condenar este ar condicionado, essas máquinas antigas, e vai trocar. Enquanto isso, o sindicato vai permanecer e aguardar a substituição das máquinas. Com a temperatura chegando na casa dos 45ºC, não tem como manter essas máquinas obsoletas. Precisamos garantir um ambiente de trabalho seguro e confortável para todos os trabalhadores. Por isso, a unidade ficará fechada até a troca do sistema de ar condicionado", reforçou Brito.

De acordo com a NR (Norma Regulamentadora) 17 do Ministério do Trabalho: "A organização deve adotar medidas de controle da temperatura, da velocidade do ar e da umidade com a finalidade de proporcionar conforto térmico nas situações de trabalho, observando-se o parâmetro de faixa de temperatura do ar entre 18 e 25 °C para ambientes climatizados".

A Vergonha Continua

Além de enfrentar problemas de condições de trabalho, os bancários e as bancária do Bradesco enfrentam uma gestão abusiva. A pressão constante por metas inatingíveis e assédio moral por parte da instituição financeira têm levado a categoria bancária ao adoecimento mental.

Diversos bancários e bancárias do Bradesco estão afastados para tratamento mental, inclusive com internações hospitalares. Há agência em Campo Grande em que 18% dos funcionários estão afastados para tratamento de saúde. 

Leia mais: Em Campo Grande, SEEBCG-MS protesta contra adoecimento no Bradesco
Sindicato denuncia ao Ministério do Trabalho gestão abusiva do Bradesco


Por: Assesoria de Comunicação do SEEBCG-MS

Galeria de Fotos

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros