6 de Junho de 2013 às 08:05

Previ e Cassi para incorporados: 3ª Vara do Trabalho marca julgamento da ação civil

JULGAMENTO

Após diversas audiências e análise de inúmeros documentos, a 3ª Vara do Trabalho de Brasília marcou para 5 de julho, às 17h, o julgamento da ação civil pública 1/2012, que busca garantir o direito à filiação na Cassi, o plano de saúde, e na Previ, o fundo de pensão, dos trabalhadores oriundos de bancos incorporados pelo Banco do Brasil. O processo foi movido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) após denúncia do Sindicato dos Bancários de Brasília.

O juiz dispensou a produção de provas através de testemunhos orais, por entender que há provas documentais suficientes para o veredito final, uma vez que ao longo de um ano e meio foi possível coletar vasto material para embasar a ação civil pública.

Desde o início da tramitação da ação, o Sindicato contribuiu com a 3ª Vara do Trabalho, mostrando que os trabalhadores oriundos dos bancos incorporados pelo BB são discriminados. “Acredito que a luta será vitoriosa”, afirmou o secretário de Assuntos Jurídicos do Sindicato, Rafael Zanon, que também é bancário do BB.

“Desde que tomou conhecimento dos problemas enfrentados pelos trabalhadores incorporados, o Sindicato acionou seu departamento jurídico para auxiliar a categoria e realizou atividades para denunciar a discriminação”, lembrou o diretor do Sindicato Wadson Boaventura, também bancário do BB.

“O Sindicato esteve presente em todas as audiências e vem colaborando com o MPT para o êxito desse pleito, que é considerado prioritário pelos representantes dos trabalhadores”, acrescentou Zanon.

BEP

O Sindicato já obteve êxito em primeira instância em ação semelhante para os funcionários do BEP (ação 1421/ano 2011/21ª Vara). O BB recorreu e a ação aguarda julgamento no Tribunal Regional do Trabalho (TRT).

Rodrigo Couto

Do Seeb Brasília

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros