26 de Setembro de 2012 às 19:37

Bancários de Campo Grande e Região aceitam proposta da FENABAN

Fim da Greve

Bancários aprovam propostas específicas e da FENABAN

Os bancários de Campo Grande e Região em Assembleia realizada na noite desta quarta-feira (26) na sede do Sindicato analisaram as propostas da FENABAN e as específicas dos Bancos do Brasil e Caixa Econômica Federal.

A Assembleia que contou com a presença maciça dos bancários da base sindical do SEEB-CG aprovou, quase que por unanimidade as propostas da FENANBAN, que eleva para 7,5% o índice de reajuste dos trabalhadores; para 8,5% o aumento do piso salarial e dos auxílios-refeição e alimentação; e para 10% a parcela fixa da Participação nos Lucros e Resultados (PLR), assim como dos tetos da regra básica e do adicional. Apenas três votos foram contrários a proposta e nenhuma abstenção.

BB


O Banco do Brasil pela primeira vez aceita colocar no acordo coletivo data para implantar quadro de funções comissionadas com jornada de seis horas; concorda em aderir à cláusula de combate ao assédio moral da Convenção Coletiva assinada com a FENABAN, que tem a participação dos sindicatos na intermediação da denúncia e do processo de apuração; os bancários conseguiram incluir a gratificação de caixa na carreira de mérito, retroativa a 2006; estabelece como novo piso após estágio probatório (90 dias) o valor de R$ 1.948 (A2); unificação dos atendentes das CABB com um novo Valor de Referência (VR) de R$ 2.554.

Caixa


A Caixa Econômica Federal apresentou na noite da terça-feira (25) proposta que contém avanços importantes, entre eles a PLR social de 4% do lucro líquido distribuído linearmente, contratação de mais sete mil trabalhadores até 2013, melhoria nas condições de trabalho dos tesoureiros, a ampliação da concessão de bolsas de estudos, concessão de 6 horas por mês para estudar na Universidade Caixa dentro da jornada de trabalho e apresentação de estudo para critérios de descomissionamento até 31 de março de 2013.

No caso dos acordos específicos tanto do BB, quanto da Caixa as propostas dos bancos passaram por unanimidade na Assembleia realizada no Sindicato de Campo Grande e Região.

A Greve


No último levantamento, realizado nesta terça-feira (25) na Greve Nacional dos Bancários foram fechadas 9.386 agências e centros administrativos de bancos públicos e privados nos 26 Estados e no Distrito Federal, segundo informações passadas à Contraf-CUT pelos 137 sindicatos e dez federações representados pelo Comando Nacional. Na sexta-feira 21, haviam sido paralisadas 9.092 unidades no Brasil inteiro. O último levantamento realizado pelo SEEB-CG nesta quarta-feira (26) aponta para o fechamento de 85 agências da base do sindicato. 

Fonte: SEEB-CG

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros