30 de Junho de 2012 às 19:18

II Encontro Estadual dos Bancários de MS elege delegados para Conferência Nacional

II EBAN-MS

II Encontro Estadual dos Bancários de MS elege delegados para Conferência Nacional

No II EEBAN – Encontro Estadual dos Bancários – realizado neste sábado em Campo Grande, sindicalistas discutiram a Campanha Nacional dos Bancários de 2012.

O encontro realizado na sede da FETEMS – Federação dos Trabalhadores em Educação de MS – durante todo o sábado (30), organizado pelo Sindicato dos Bancários de Campo Grande e Região e pelo Sindicato dos Bancários de Dourados e Região, os dois maiores do estado, contou com a participação de mais de 100 bancários das duas regiões e deliberou sobre a Campanha Nacional de 2012 da categoria.

Conjuntura

No período da manhã após a abertura dos trabalhos, a palestrante Bárbara Wasquez, do Dieese/CONTRAF, falou sobre Conjuntura e Campanha Nacional 2012, tendo uma participação efusiva dos bancários.

Bárbara analisou a conjuntura nacional e internacional sobre a economia, o que subsidiou o debate a cerca da campanha salarial da categoria. Segundo a palestrante o lucro obtido pelos bancos nacionais nos últimos anos justifica não só a campanha salarial em si, mas também a exigência de contratação de mais profissionais para o aumento da qualidade no atendimento ao público. Bárbara questionou dado recente que demonstra disparidade entre salários pagos por bancos no Brasil e em outros países do MERCOSUL: "Porque os bancos nacionais vão para países do MERCOSUL, onde os lucros são menores que aqui e pagam salários maiores para os funcionários desses outros países?", questionou.

Bárbara afirma que a Campanha Nacional dos Bancários deve focar não apenas nos salários, mas no modelo de crescimento do Brasil: "É uma defesa de um projeto de país, não só do salário dos bancários. Mais do que garantir o índice, nessa campanha temos que discutir nossa intervenção do sistema financeiro. Temos que ter proposta de regulação do emprego".

A palestrante defende ainda que a regulação em bancos privados se faz necessária uma vez que em muitos casos há a demissão de funcionários com salários mais altos para contratação de outros que aceitem salários mais baixos. "O empresário não pode se sentir a vontade para demitir e contratar sem regulação", defendeu.

Campanha Nacional

À tarde foi discutida a temática da Campanha Nacional dos Bancários 2012 que tem como temas Emprego, Remuneração, Saúde, Condições de Trabalho e Segurança e Sistema Financeiro Nacional, através de grupos de trabalho. Após as discussões em grupo a plenária deliberou alterações nas propostas da minuta de reinvindicação que será levada a debate na Conferência Nacional pelos delegados eleitos nos Encontros Estaduais.

Delegados

No encontro foram eleitos os delegados titulares e suplentes para a 14° Conferência Nacional dos Trabalhadores do Sistema Financeiro que acontecerá nos dias 20, 21 e 22 de julho, em Curitiba-PR.

O Sindicato de Campo Grande ocupa vaga no Comando Nacional dos Bancários, sendo a presidenta Iaci Rodrigues Azamor delegada nata. Os titulares eleitos pelo Sindicato de Campo Grande e Região foram Neide Maria Rodrigues, Edvaldo Franco Barros, Cícero Roberto dos Santos, Elio Sandim, José dos Santos Coqueiro, Os suplentes são Lucélia Ap. Moreira Soares, Cládis , Valdemir da Silva Cardoso, Castro, Benício Pereira Faustino.

Por Dourados e Região os titulares são Raul Verão, Janes Estigarribia. Como suplentes foram eleitos Laudelino Vieira dos Santos e Edegar Alves Martins.

Galeria de Fotos

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros