CUT

22 de Abril de 2014 às 10:22

1ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador da CUT inicia nesta quarta

SAÚDE DO TRABALHADOR

Começa nesta quarta-feira (23), no Centro Cultural Adamastor, no município de Guarulhos (SP), a 1ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora da CUT. Segundo Junéia Martins Batista, secretária da CUT Nacional responsável pela área, o objetivo central do evento que vai até sexta-feira (25) é a consolidação da política de Saúde do Trabalhador da CUT.

Junéia explica que "Saúde do Trabalhador é um conceito que, na Constituição Brasileira, faz parte da Saúde Pública e foi forjado no âmbito do Movimento Sanitarista que no final dos anos 1970 e durante a década de 1980 construiu as bases e lutou pela implantação do Sistema Único de Saúde - SUS. Ela se contrapõe à visão conservadora e tecnicista dos demais conceitos tais como, higiene ocupacional, saúde e segurança no trabalho, medicina do trabalho, entre outros. Enquanto esses últimos analisam as ocorrências de acidentes e doenças do trabalho de forma estanque, individualizada e tendem a culpabilizar o trabalhador, na Saúde do Trabalhador o foco é no coletivo, pois o problema está nos ambientes e na organização do trabalho e, principalmente, o saber dos trabalhadores".

A Conferência contará com a participação de quatro palestrantes: Dr. Giovanni Alves, sociólogo e professor da UNESP/Marília que abordará o tema "Processo produtivo capitalista e Saúde do Trabalhador: características e problemas dos novos modelos de exploração do trabalho"; Dr. Guilherme Costa Delgado, economista e consultor da Comissão Brasileira Justiça e Paz, cujo tema será "Agrotóxicos, meio ambiente e modelo de desenvolvimento agrário"; Dr. Heleno Rodrigues Correa Filho, médico epidemiologista da UNICAMP, falará sobre "Os novos/velhos padrões de adoecimento no trabalho"; e a Dra. Maria Maeno, médica e pesquisadora da Fundacentro, abordando os "Limites e possibilidades dos modelos de intervenção".

Clique aqui para ver a programação.

http://www.cut.org.br/sistema/ck/files/Programacao%20I%20Conferencia%20Saude%20do%20Trabalhador%281%29.pdf

Participarão 150 delegados de todos os estados e ramos filiados à CUT, os quais debaterão nos três dias da Conferência propostas para contribuir com a implementação da política da Secretaria Nacional de Saúde do Trabalhador.

"Os resultados da nossa 1ª Conferência alavancarão as ações dos nossos sindicatos ajudando a conscientizar os trabalhadores de que os problemas de adoecimento e acidentes de trabalho se originam nos conflitos entre o capital e o trabalho, e somente serão superados com a participação dos próprios trabalhadores", afirma Eduardo Lírio Guterra, secretário nacional adjunto de Saúde do Trabalhador da CUT.

Para o secretário de Saúde do Trabalhador da Contraf-CUT, Walcir Previtale, a 1ªConferência Nacional de Saúde do Trabalhador/a da CUT acontece em um momento muito importante.

"Temos pela frente situações que vão interferir diretamente na vida de milhares de trabalhadores, como o novo modelo de perícia médica proposta pelo INSS, a nova proposta de reabilitação profissional também do INSS e o futuro da CT-SST (Comissão Tripartite - Saúde e Segurança no Trabalho) que discute e define as políticas para a saúde dos trabalhadores", ressalta Walcir.

Fonte: CUT

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros