17 de Maio de 2016 às 09:49

Aposentada do Banespa ganha ação judicial

Banespa

Após 18 anos de luta na Justiça, uma bancária aposentada do Banespa fez valer seus direitos. Em ação individual, impetrada em 1998 com apoio do Sindicato e agora com sentença favorável definitiva, a bancária recebeu: horas extras, auxílio-alimentação e cesta-alimentação a partir da aposentadoria, pagamento de gratificação semestral, complementação da aposentadoria, além das multas normativas. Todos os valores com reflexos no 13º, férias, FGTS, verbas rescisórias e feriados.

A bancária exerceu cargo técnico por 22 anos no Banespa – banco público paulista privatizado e incorporado pelo Santander em 2000 – e deveria cumprir a jornada de seis horas da categoria. Entretanto, o banco não pagava as horas extras que excediam à sexta hora alegando que a funcionária exercia cargo de confiança, o que foi descaracterizado na sentença. 

“Os bancários devem sempre procurar seus direitos. É muito importante a sindicalização. Sempre fui sindicalizada e com certeza isso faz a diferença na hora de lutar pelos nossos direitos. Juntos temos mais força”, disse a bancária aposentada do Banespa, que pediu para não ser identificada.

Privatizações

“Entre 1994 e 2000, fizemos uma das maiores e mais bonitas lutas contra privatizações no país: a luta contra a privatização do Banespa. Passados 16 anos, a exemplo dessa ação vitoriosa, o Sindicato, junto com a Afubesp, continua lutando por esses trabalhadores, muitos já aposentados”, destaca o diretor do Sindicato e presidente da Afubesp, Camilo Fernandes dos Santos. 

Apesar de ter deixado o Banespa antes da privatização, a bancária acompanhou o drama dos colegas que lá estavam no período. “Um processo de privatização é terrível para os trabalhadores. Muitos funcionários demitidos, muitos perto da aposentadoria. Valorizo muito a batalha do Sindicato na defesa dos bancos públicos e dos empregos.”

A vitória na Justiça veio em boa hora, mas a ex-funcionária do Banespa teve a alegria de ter seus direitos reconhecidos, ofuscada pela situação política do país. “Estou vendo este momento com muita desconfiança, com muito medo. É muito importante a união dos trabalhadores, junto com seus sindicatos, para enfrentar os ataques que certamente virão.”

Por: SEEB-SP

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros