29 de Novembro de 2016 às 13:18

Bancários fecham duas agências na Capital em protesto contra reestruturação do Banco do Brasil

Reestruturação

Reginaldo de Oliveira/Martins e Santos Comunicação

Nesta terça-feira (dia 29), o Sindicato dos Bancários realizou protestos contra a reestruturação do Banco do Brasil. Os atos em Campo Grande ocorreram nas duas agências que serão fechadas: unidades Parque das Nações e Cachoeira.

Os dirigentes sindicais paralisaram as atividades das unidades o dia todo e se reuniram com os bancários para debater esse desrespeito do banco. Além disso, distribuíram panfletos aos clientes informando a importância do BB e da manutenção das agências abertas para a população. Em todo país, hoje é o Dia Nacional de Luta do BB contra os cortes de empregos e agências.

No último dia 20 de novembro, o banco anunciou uma reestruturação institucional, que vai reduzir 9.072 vagas no quadro de pessoal, desativar 402 agências e outras 379 serão transformadas em postos de atendimento, além de um Plano Extraordinário de Aposentadoria Incentivada (PEAI) com público alvo de 18.000 funcionários. Para o sindicato, esse plano de aposentadoria vai representar uma brutal redução no quadro de funcionários, acarretando em sobrecarga de trabalho aos bancários da ativa.

“Se os bancários já estavam sofrendo com a sobrecarga de trabalho, agora a situação tende a piorar com a falta de 18 mil bancários que poderão se aposentar. Isso representa a precarização de trabalho e exploração dos que vão continuar trabalhando. Sem falar que a população também será diretamente atingida, com o fechamento de agências e poucos bancários para realizar os atendimentos”, ressaltou o presidente do sindicato, Edvaldo Barros.

“O movimento sindical é totalmente contra esse modelo desrespeitoso com os trabalhadores, que foi tomado de forma unilateral pelo banco, sem debater o assunto com as entidades que representam os bancários. Estamos neste movimento para cobrar as garantias de manutenção de praça e de remuneração para os funcionários que tiveram cargos e funções cortados”, afirmou o secretário jurídico do sindicato e funcionário do BB, Orlando Almeida Filho.

O BB lucrou R$ 7,070 bilhões nos primeiros nove meses de 2016, resultado que, para o sindicato, mostra que não há necessidade para enxugar ainda mais a máquina administrativa.

Em Mato Grosso do Sul, duas agências serão fechadas em Campo Grande (Cachoeira e Parque das Nações) e uma em Corumbá. Outras quatro serão transformadas em postos de atendimento: Campo Grande (UFMS), Rio Negro, Dourados e Ponta Porã.

 

Por: Assessoria de Comunicação do SEEB-CG

Galeria de Fotos

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros