CUT

26 de Julho de 2014 às 12:53

Diretores do Sindicato dos Bancários participam do "Curso das mil"

Plebiscito Popular da Constituinte

A menos de dois meses da coleta de votos do Plebiscito Popular pela Constituinte, as organizações que constroem o plebiscito realizam em todo o Brasil Cursos Estaduais de Formação Política sobre o Plebiscito Popular, durante o mês de julho. Os cursos acontecerão em todos os estados brasileiros.

Em Mato Grosso do Sul, o presidente da Central Única dos Trabalhadores de Mato Grosso do Sul, Genilson Duarte os diretores do Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região, Valter Cruvinel, Benício Pereira Faustino, Orlando de Almeida Filho e Ademir Koki Tibana e movimentos sindicais e sociais estão realizando o “Curso das Mil Pessoas”. O nome vem da proposta de que o curso tenha um caráter massivo, devendo envolver o máximo de participantes possível a partir da mobilização das regiões e cidades em que já existem Comitês Populares, além de locais onde não há organização e se avalia que devemos chegar com a campanha. O Curso está acontecendo hoje, dia 26 e amanhã, dia 27 de julho em Campo Grande, na sede da Fetems - rua 26 de Agosto, 2296, Bairro Amambaí. E conta com a assessoria de Lucas Pelissari, militante do Levante Popular da Juventude e membro da Secretária Operativa Nacional do Plebiscito Popular.

O objetivo é realizar um momento de formação política com toda a sociedade sobre a necessidade de uma Reforma do Sistema Político no Brasil, organizar Comitês Populares em todo o estado e organizar o Plebiscito Popular pela Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político, cujas coletas de votos acontecerão na semana da pátria, entre os dias 1 a 7 de setembro.

Plebiscito Constituinte

Desde agosto de 2013, em todo o Brasil mais de 250 organizações, movimentos sociais, centrais sindicais, partidos políticos constroem a ferramenta do Plebiscito Popular para promover mudanças no sistema político brasileiro.

Durante a semana da pátria, a população será consultada se é a favor de que se mudem as leis do sistema político, com uma pergunta única: “Você é a favor de uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político?”.

O objetivo é coletar 10 milhões de votos em todo o Brasil para instalar uma Assembleia Constituinte exclusiva para fazer uma Reforma Política. Atualmente, já foram construídos mais de 500 comitês populares em todo o Brasil, espaço em que um grupo de pessoas interessadas em realizar o Plebiscito, seja na sua cidade, escola, bairro ou associação comunitária, entre outros, se aglutina para realizar ações de divulgação e formação da atividade.

As organizações que constroem o Plebiscito Popular em Mato Grosso do Sul são: AMB – Articulação de Mulheres Brasileiras, Coalizão Democrática pela Reforma Política e Eleições Limpas; CUT-MS – Central Única dos Trabalhadores de Mato Grosso do Sul, CEDAMPO – Centro de Documentação dos Movimentos Populares, DACLOBE – Diretório Acadêmico Clóvis Beliváqua, CDDH Marçal de Souza – Centro de Defesa da Cidadania e dos Direitos Humanos, FEUMAMS – Federação Estadual das Uniões das Associações de Moradores de MS, FETEMS – Federação dos Trabalhadores em Educação de MS, FJCG – Fórum de Juventudes de Campo Grande, MMM-MS – Marcha Mundial das Mulheres, MMC-MS – Movimento de Mulheres Camponesas, MCLRA – Movimento Camponês de Luta pela Reforma Agrária, MST-MS – Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, PCdoB-MS – Partido Comunista do Brasil, PT-MS – Partido dos Trabalhadores e RECID-MS – Rede de Educação Cidadã.

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros