17 de Maio de 2016 às 09:25

Fetec-CUT/CN inicia debate sobre Campanha Nacional dos Bancários 2016

Campanha Nacional/2016

Fetec-CUT/CN

Os representantes dos bancários dos 12 sindicatos filiados à Federação Centro Norte (Fetec-CUT/CN), de 8 estados da região, iniciaram na semana passada a discussão sobre a Campanha Nacional 2016 durante a Assembleia Geral Ordinária da entidade, realizada em Brasília.

Vários sindicatos da Fetec-CUT/CN já definiram as datas das conferências e encontros estaduais ou regionais, onde aprovarão propostas que apresentarão à 18ª Conferência Nacional dos Bancários, que será realizada entre 29 e 31 de julho.

O debate começou na sexta-feira com apresentações sobre os números dos bancos e da conjuntura atual do sistema financeiro, feitas pelo presidente da Contraf-CUT e coordenador do Comando Nacional dos Bancários, Roberto von der Osten, e pelo economista da Subseção Dieese do Sindicato de Brasília, Pedro Tupinambá.

Para o presidente da Contraf-CUT, a Campanha Nacional de 2016 será diferente de 2015, com uma “combinação de recessão econômica com a disputa pelos rumos do país”. Apesar da crise, lembrou Roberto von der Osten, os lucros dos bancos explodiram em 2015 e assim mesmo demitiram mais de 10 mil bancários.

Os cinco maiores bancos (BB, Itaú, Bradesco, Caixa e Santander) tiveram lucro líquido de R$ 69,9 bilhões em 2015. O ritmo caiu um pouco no primeiro trimestre de 2016, mas mesmo assim foi superior a R$ 13 bilhões.

O vice-presidente da Fetec-CUT/CN, Sérgio Trindade, reafirmou a importância da Federação tanto na campanha nacional dos bancários deste ano quanto nas mobilizações para impedir que haja retrocessos nos direitos dos trabalhadores. “Vamos construir essa campanha discutindo com nossas bases. Temos de ter um olhar especial para a juventude e ampliar nossa força para combater o golpe”, diz Sérgio Trindade.

Fonte: Fetec-CUT/CN

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros