18 de Agosto de 2014 às 09:24

Lei da fila dos bancos tem que ser cumprida, diz Iaci Azamor Torres

RECLAMAÇÕES

São frequentes as reclamações dos consumidores sobre a demora na permanência em filas de banco. Embora haja uma legislação que limita o tempo máximo de espera no atendimento, muitos bancos ainda não conseguem cumprir as regras impostas.

Além da bancarização que os bancos estão fazendo burlando a Lei, como por exemplo, criando correspondentes como: casas lotéricas e bancas de revistas realizando serviços bancários sem qualquer segurança e com difícil acesso, eles estão  terceirizaram o atendimento da distribuição de senhas com funcionários sem qualquer qualificação para o atendimento ao cliente que não é contado o tempo de atendimento nesta fila.

O Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS cobra constantemente a fiscalização da SEMADUR referente a lei 4303/05, em que todas as agências bancárias, localizadas no âmbito do município de Campo Grande, são obrigadas a prestarem seus serviços em tempo razoável aos usuários que estiverem na fila ou portarem senhas para atendimento no guichê. Em dias comuns o tempo máximo é de 15 minutos. Já nas datas de pagamentos de funcionários públicos municipais, estaduais e federais, de vencimentos de contas de concessionárias de serviços públicos e de recebimentos de tributos, o tempo permitido de espera é de 20 minutos. Nos dias de véspera ou pós feriados prolongados, o atendimento dever ser feito em até 25 minutos.

De acordo com a pessoa às vezes perde uma tarde inteira para pagar uma conta. Se ela se sentir lesada por perder um compromisso, por exemplo, pode entrar com uma ação. É importante que o cidadão guarde todas as provas possíveis para ingressar contra a agência. A senha do atendimento contendo o horário e testemunhas podem ajudar muito. Caso não haja provas, pode-se usar até mesmo o circuito interno de segurança para comprovar a demora.

“Sempre realizamos dia de luta de cada banco realizando mobilizações e paralisações para chamar a atenção da população  e dos superintendentes do banco. A Lei tem que ser cumprida e fiscalizada”, enfatiza a presidenta do Sindicato dos Bancários, Iaci Azamor Torres.

O Sindicato também é contra a terceirização e cobra constantemente a contratação de novos bancários é contra as demissões sem justa causa, pois os bancos somente se preocupam com os lucros e cada vez mais com menos bancários.

ASSISTA O VÍDEO

Cliente consegue indenização na Justiça por espera em fila de banco em Campo Grande

http://g1.globo.com/videos/mato-grosso-do-sul/t/bom-dia-ms/v/cliente-consegue-indenizacao-na-justica-por-espera-em-fila-de-banco-em-campo-grande/3558160/

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros