24 de Maio de 2016 às 09:47

Trabalhadores recebem ação de R$ 9 milhões do Banerj

Justiça

A entrega de cheques a ex-bancários do antigo Banerj (Banco do Estado do Rio de Janeiro), na sexta-feira (20), encerra ação coletiva movida pelo Sindicato dos Bancários de SP há exatos 23 anos. O montante do processo foi de cerca de R$ 9 milhões, envolvendo 844 beneficiários.

O recado veio de Ivanir Molroni, que recebeu da presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira, cheque relativo às diferenças salarias não pagas pelo Banerj em 1993.

“A vitória na Justiça Trabalhista mostra que sempre vale a pena lutar ao lado do Sindicato”, afirma Ivanir, funcionária do banco público fluminense quando foi arrematado pelo Itaú, no ano de 1997.

Ela acompanha com apreensão noticiários sobre um novo ciclo de privatização no país e descreve como a experiência foi traumática para ela e outros colegas. “Foram milhares de pessoas mandadas embora em poucos dias. Nem mesmo gestantes, pessoas lesionadas ou em período pré-aposentadoria tiveram a estabilidade respeitada. Quando vejo falarem que o Banco do Brasil e a Caixa podem ter o mesmo fim do Banerj, tudo isso me vem à mente. Não podemos deixar que isso aconteça. Vamos resistir, lutar, pois são patrimônios do povo brasileiro que estão em jogo.”

José Francisco Barroso, outro contemplado no processo, também lembra dos efeitos da privatização para os demitidos. “Eu consegui colocação em outros lugares, mas teve gente que passou muito aperto. Embora fossem experientes, responsáveis, tiveram grande dificuldade por terem uma idade considerada ‘avançada” pelo mercado”, recorda.

A presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira, parabenizou os trabalhadores que jamais desistiram de lutar por seus direitos. “O desfecho dessa ação, favorável aos trabalhadores, é mais um exemplo de que não podemos esmorecer jamais. Seja em ações trabalhistas, mesmo que leve longo tempo, seja na luta por direitos e em defesa da democracia.”

Por: SEEB-SP

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros