BRB

21 de Junho de 2018 às 11:07

Bancários do BRB aprovam reivindicações específicas para Campanha Nacional 2018

Campanha Nacional

Os bancários do BRB aprovaram na última terça-feira (19) a pauta de reivindicações específicas da categoria para a Campanha Nacional 2018. As questões foram debatidas ao longo do dia durante o Seminário de Delegados Sindicais do banco, realizado no Centro Cultural de Brasília (CCB), e aprovadas em assembleia da categoria após o evento. O documento será entregue para a direção do BRB em data ser confirmada.

Além de aumento real nos salários os bancários também reivindicam mais contratações, respeito aos funcionários antigos e justiça nos processos seletivos, entre outros pontos.

A manutenção de direitos previstos em Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), diante da nova legislação, e a defesa dos bancos públicos que sofrem as ameaças das privatizações também são destaques na pauta. Os bancários entram em campanha para negociar a renovação do acordo aditivo em um ano atípico, em função das eleições gerais, quando será escolhido um governador para o Distrito Federal, que poderá retomar o debate sobre privatização ou o sucateamento do BRB, o que torna fundamental incluir a defesa de bancos públicos na Campanha 2018.

Além disso, ampliar a mobilização dos trabalhadores e a consciência coletiva nesta campanha é mais do que necessário para garantir avanços, já que o entendimento é o de que não será um embate entre os trabalhadores e os empregados simplesmente: há setores da sociedade com interesse no desmonte dos bancos públicos e dos direitos.

Campanha Nacional Unificada 2018

A pauta completa dos bancários do BRB segue as decisões acordadas em mesa de negociação entre o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), mas mantém as cláusulas já pactuadas em acordo específico, se estas forem mais vantajosas.

Com o lema “Todos por Tudo - resistir e vencer”, a Campanha Nacional Unificada 2018 tem a primeira rodada de negociação com a Fenaban agendada para o dia 28 de junho. Entre as reivindicações dos bancários de todo o Brasil estão a reposição da inflação dos últimos 12 meses acrescida de aumento de 5%, a manutenção dos empregos e a garantia do princípio da ultratividade, que foi extinto pela nova lei trabalhista mas determinava que um acordo coletivo continuasse valendo até a assinatura do próximo. A data base da categoria é dia 1º de setembro.

Fonte: Seeb Brasília 

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros