13 de Agosto de 2019 às 15:00

Bancários se unem em defesa do Saúde Caixa

Mobilização

Sindicatos dos bancários de todo o país realizam, nesta quarta-feira (14), atos em defesa do Saúde Caixa para Todos e pela contratação de mais empregados. A data foi definida no 35º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa, realizado nos dias 1 e 2 de agosto, em São Paulo.

O objetivo é reforçar a mobilização contra a resolução 23 da Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de Administração de Participações Societárias da União (CGPAR), que estabelece um teto para o custeio pelas empresas estatais federais sobre benefícios de assistência à saúde dos empregados.

“O Saúde Caixa é fruto da luta dos empregados da Caixa e essa atual direção da Caixa vem cometendo uma atrocidade, uma desumanidade, ao empregar os trabalhadores PCDs (Pessoas com Deficiência)”, criticou o coordenador da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa Econômica Federal (CEE/Caixa), Dionísio Reis.

Por ordem da Justiça, a Caixa vai ter que contratar PCDs para cumprir a cota mínima de 5% de funcionários com deficiência, mas se recusa a incluí-los no Saúde Caixa, o plano de saúde dos empregados. O banco alega que a CGPAR 23 o proíbe de incluir novos contratados no Saúde Caixa.

“A contratação desses trabalhadores é uma conquista dos empregados da Caixa. Agora, estamos lutando para que o banco cumpra o Acordo Coletivo e forneça plano de saúde para esses trabalhadores e que o plano de saúde seja o Saúde Caixa para todos os empregados da ativa, os aposentados e para os novos trabalhadores”

Os sindicatos vão dialogar com os empregados da Caixa em todo o Brasil. “Estão sendo contratados mais de 2.000 PCDs em todo o país, segundo as informações que nos foram passadas pela imprensa. Estamos nos comunicando com as GIPES, nas gestões de pessoas, com esses trabalhadores e discutindo com eles a importância de defender os nossos direitos”, explicou o coordenador da CEE/Caixa.

Dionísio também disse que o Saúde Caixa é uma das principais pautas da reunião da mesa de negociações com o banco, que acontecerá no dia 27 de agosto. “A gente vai fazer de tudo que for possível para que esses trabalhadores não fiquem sem plano de saúde”, concluiu.

Fonte: Contraf-CUT/ Paulo Flores

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros