18 de Novembro de 2019 às 09:01

Começa hoje eleição para Conselho de Administração da Caixa

Eleição

Os empregados da Caixa Econômica Federal vão eleger, entre os dias 18 e 22 de novembro, sua nova representação no Conselho de Administração da empresa. Todos os empregados ativos, com contrato de trabalho não suspenso, mesmo que de férias, podem votar na eleição para representantes dos trabalhadores no CA da Caixa. Disputam a eleição 191 candidatos de todo o país. Representante dos empregados na atual mandato, Rita também tem o apoio da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e da grande maioria das demais entidades representativas dos trabalhadores.

“Maria Rita Serrano sempre foi uma liderança nacional de destaque dos empregados da Caixa e está fazendo, no momento difícil que o país atravessa, um mandato exemplar em defesa dos trabalhadores e da Caixa 100% pública, seja como representante no Conselho de Administração ou na coordenação do Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas. Por isso merece o apoio de todos nós na eleição que começa no dia 18”, afirma Cleiton dos Santos, presidente da Fetec-CUT.

“Rita Serrano desempenhou com muita dedicação e competência a representação dos empregados no Conselho de Administração da Caixa  em sua última gestão. É imprescindível reconduzi-la a um novo mandato. Por isso nos da Fetec-CUT/CN a estamos apoiando e conclamamos a todos os empregados da Caixa que façam o mesmo. Nestes tempos tenebrosos em que nossas conquistas estão sendo retiradas, é importante contarmos com pessoas que lutem por nossos direitos. Rita Serrano é uma delas”, reafirma Antonio Abdan, representante da  Fetec-CUT/CN na Comissão Executiva dos Empregados (CEE) da Caixa e diretor do Sindicato de Brasília.

“A unidade que estamos vendo nesse momento representa a força da candidatura da Rita Serrano, o reconhecimento do trabalho que ela vem fazendo no Conselho de Administração. A campanha não vai ser fácil, porque a direção da Caixa não vai querer a reeleição da conselheira, por conta do enfrentamento que vem realizando”, ressalta o secretário de Finanças da Contraf/CUT, Sergio Takemoto.

Eleição

O resultado do primeiro turno será divulgado no dia 22 de novembro no Portal do Empregado. Caso nenhum candidato obtenha 50% mais um dos votos, haverá segundo turno de 2 a 6 de dezembro.

A eleição será realizada pela rede do banco. O empregado deverá acessar eleicaoca.caixa, usando sua matrícula e senha.

CA Caixa

O Conselho de Administração é a principal instância decisória do banco. Define as políticas de atuação da empresa. Na Caixa, possui oito membros:  o presidente do banco, seis conselheiros indicados pelo Ministério da Economia e um eleito.

Conquista histórica dos trabalhadores, como resultado da luta das entidades sindicais e associativas de todo o país, a eleição de representante dos empregados na Caixa tornou-se realidade a partir de 2013, quando ocorreu o primeiro pleito.

O papel do conselheiro eleito é representar os anseios dos trabalhadores, defender a integridade do banco e fiscalizar as ações da gestão. Podem participar do pleito empregados da Caixa que tenham formação escolar e profissional condizente com o cargo e outros critérios previstos no estatuto do banco. O eleito não pode participar das pautas que tratam das relações de trabalho.

Rita Serrano

Empregada da Caixa desde 1989, Rita Serrano participa do CA desde 2014, quando ocupou o cargo de suplente, sendo eleita titular em 2017. Mestre em Administração e graduada em Estudos Sociais e História, a atual conselheira tem longa trajetória no movimento sindical e social. Foi presidente do Sindicato dos Bancários do ABC entre 2006 e 2012, coordena desde 2015 o Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas e atualmente faz parte do Conselho Fiscal da Fenae.

“Um grande marco da nossa gestão foi ter conseguido impedir que a Caixa se tornasse S.A. (sociedade anônima) por duas vezes. A primeira por conta do Projeto de Lei 555, quando liderei, por meio do Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas, o processo contra a aprovação do projeto. E, em seguida, no debate da mudança estatutária da Caixa, em 2017, pois conseguimos articular uma grande frente nacional e a iniciativa foi derrotada”, relatou a conselheira.

Fonte: Fetec-CN

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros