16 de Novembro de 2017 às 17:56

Contraf-CUT lança vídeo em defesa dos bancos públicos

Contra a Privatização

A Contraf-CUT lançou um vídeo que destaca a história e a importância de bancos públicos como o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e BNDES. O material faz parte da campanha “Em Defesa dos Bancos Públicos”, que tem a intenção de alertar as autoridades e a população sobre as consequências da privatização dessas instituições financeiras.

O governo Temer quer transformar a Caixa em sociedade anônima, o que é considerado o primeiro passo no processo de privatização. A desestatização pode atingir ainda outros bancos públicos, conforme tem demonstrado o atual presidente.

"Os bancos públicos incluem pessoas, coisa que os bancos privados não fazem. Os bancos públicos distribuem crédito por setores da economia, por regiões do Brasil, coisa que os bancos privados não fazem. Privatizar esses bancos só tem uma explicação: é ideológica, pois os bancos públicos corrigem falhas do capitalismo", diz o presidente da Contraf-CUT, Roberto von der Osten.

O vídeo tem pouco mais de 3 minutos e mostra a história dos primeiros bancos criados no país: Banco do Brasil, em 1808, e Caixa Econômica Federal, em 1861. Em 1920/1930, bancos regionais e estatais surgem para fomentar a industrialização do país. Em 1952, Getúlio Vargas cria o BNDES. Mas, no início da década de 90, é lançado o primeiro programa de privatizações que resulta na venda e extinção de bancos estatais.

O cenário volta a mudar em 2003, quando as políticas de inclusão e desenvolvimento são implementadas por meio do fortalecimento dos bancos públicos. Surgem os programas de acesso à universidade, como o Prouni e o Fies, financiados pela Caixa e Banco do Brasil;  de distribuição de renda como Bolsa Família, viabilizado pela Caixa; de incentivo à agricultura familiar como Pronaf, financiado pelo Banco do Brasil e Banco Nacional do Nordeste; e de aquisição da casa própria como o Minha Casa Minha Vida, que existe graças a Caixa.

Assista ao vídeo completo abaixo:

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros