BRB

30 de Outubro de 2019 às 10:12

Em reunião com presidente do BRB, entidades cobram compromisso com a saúde dos bancários

Saúde

SEEB/Brasília

O Sindicato dos Bancários de Brasília e a Federação dos Bancários do Centro Norte (Fetec-CUT/CN) se reuniram com o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, para cobrar respostas ao ofício encaminhado pela entidade acerca do Saúde BRB, das mudanças físicas de áreas do banco e dos processos seletivos internos. O encontro ocorreu na última sexta-feira (25).

Diante das cobranças dos representantes dos trabalhadores sobre o Saúde BRB, Paulo Henrique afirmou seu compromisso com a manutenção do modelo da Saúde BRB, com autogestão, universalidade (incluindo aposentados), solidariedade e sustentabilidade.

O presidente do SEEB/Brasília, Kleytton Morais, ressaltou que a manutenção do plano de saúde nesses termos é prioridade máxima da entidade sindical, o que não descarta buscar a parceria com as demais instituições representativas, como a AEBRB (para a qual foi enviado ofício, ainda sem resposta, buscando esse diálogo) e a AFABRB, a exemplo do estabelecido em outras ocasiões decisivas para o plano de saúde, uma vez que com os rendimentos societários, a AEBRB repassa ao custeio do plano cerca de 25% das despesas correspondentes.

Para Ronaldo Lustosa, diretor do Sindicato e conselheiro deliberativo da Saúde BRB, a entidade estará na linha de frente no acompanhamento passo a passo para garantir essa premissa da segurança e qualidade do plano.

Posição firme

Em ofício enviado ao presidente do banco, no dia 11 deste mês, solicitando reunião para tratar desses assuntos que têm causado preocupação entre os funcionários do banco, o Sindicato externa posicionamento firme a respeito do futuro da Saúde BRB, cujas informações que vêm circulando dão conta da ‘possibilidade de inviabilização de sua continuidade’.

BRBCard

Sobre a negociação de exclusividade do balcão do banco para os produtos de seguros (a Seguros BRB é controlada pelo Cartão), que proporcionam os principais rendimentos por meio da cota de 30% da BRBCard pertencentes à Associação dos Empregados do BRB (AEBRB) — da qual todos os empregados e aposentados são sócios automaticamente –, o presidente do banco disse ter procurado a associação, por meio de contatos pessoal e formal.

Vale lembrar que o acordo de acionistas venceu neste ano, e foi prorrogado para 2020, porque a nova negociação permanece em suspenso.

Aprimoramento dos PSIs

Em nome de questionamentos e propostas de vários funcionários, o Sindicato levantou a questão do aprimoramento dos PSI’s, ao que o banco retrucou que pretende modificar aspectos pontuais do PCCR no sentido de criar algumas novas funções. O Sindicato reiterou que cobra transparência e coerência na concessão de oportunidades de ascensão profissional. Mais detalhes virão na sequência das reuniões com a direção do banco, pois o assunto exige detalhamento.

Negociação societária

Ivan Amarante, diretor da Fetec/CUT-CN e conselheiro fiscal do Saúde BRB, registrou que a negociação societária, conforme o banco, pode ser desenhada em vários modelos, mas Paulo Henrique assevera que por ser empresa pública, o BRB deverá licitar.  Segundo ele, isso não representa, necessariamente, a exclusão da AEBRB, podendo representar, sim, uma oportunidade.

“Acompanharemos atentamente o desenrolar dos fatos quanto a essa negociação societária, vinculada à perenidade da Saúde BRB, tanto é que acentuamos a necessidade de outras reuniões com a direção do banco sobre o assunto, que é bastante complexo“, completou André Nepomuceno, diretor da Fetec-CUT/CN.

O presidente do BRB garantiu que manterá essa linha de contato e a mesa de negociação com o Sindicato também a esse respeito.

Mudanças físicas de áreas

Durante o encontro, os bancários também reivindicaram explicações sobre a mudança física de algumas áreas do Edifício Brasília para um novo local. Os representantes da instituição informaram que as condições estruturais da sede do BRB exigem a reforma, confirmada por meio de estudo. O Sindicato acompanhará todo o processo, garantindo que as condições de trabalho dos bancários sejam respeitadas no novo espaço.

PCCR

O Sindicato foi convidado pelo banco a participar do planejamento dos próximos processos seletivos internos e do novo Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR). A entidade frisou que é fundamental uma gestão efetiva do PCCR para que os bancários voltem a acreditar na ascensão profissional e que fará o que estiver ao alcance para melhorar a vida laboral dos bancários.

Participaram da reunião o presidente do Sindicato, Kleytton Morais, os diretores Cristiano Severo e Ronaldo Lustosa. Representaram a Fetec-CUT/CN os diretores André Nepomuceno e Ivan Amarante.

Fonte: SEEB-Brasília

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros