20 de Novembro de 2019 às 09:14

Negros e negras são minoria no setor bancário

Dia da Consciência Negra

O mercado de trabalho ainda tem muitas desigualdades. Em 2018, segundo o IBGE, os pretos ou pardos representavam 54,9% da força de trabalho no país (57,7 milhões de pessoas) e os brancos, 43,9% (46,1 milhões). Entretanto, a população preta ou parda representava 64,2% dos desocupados e 66,1% dos subutilizados. 

E o setor bancário também reflete a desigualdade e a discriminação. De acordo com o Censo da Diversidade 2014, os negros correspondem a apenas 24% da categoria, enquanto os brancos são 71%.

O sistema financeiro também é desigual quando se trata  da remuneração. Os negros têm rendimento médio correspondente a 87% do rendimento médio dos brancos. E as mulheres negras sofrem ainda mais discriminação: seu rendimento médio corresponde a apenas 68% do salário dos homens brancos. 

“Os números são reflexos da nossa sociedade e nós, enquanto dirigentes sindicais, temos que incluir na nossa agenda, de forma permanente, o debate sobre esse tema e fazer o nosso papel de apontar caminhos e soluções para corrigir essa desigualdade, que é um dos nossos maiores erros como sociedade. O nosso crescimento como País passa por diminuir as desigualdades sejam elas quais forem e quando falamos dos negros, que são 56% da população brasileira, isso se torna ainda mais urgente”, comenta a presidente do SEEBCG-MS, Neide Rodrigues.

Dia da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra é comemorado no Brasil no dia 20 de novembro e em 1.260 cidades foram aprovadas leis decretando feriado nesta data que lembra a morte de Zumbi dos Palmares, escravo que virou símbolo da luta do povo negro contra a escravidão ao liderar o Quilombo dos Palmares, em Pernambuco. 

Zumbi morreu enquanto defendia a sua comunidade e lutava pelos direitos do seu povo. O dia 20 de Novembro foi incluído em 2003 no calendário escolar nacional. Mas, somente em 2011, a então presidenta Dilma Rousseff (PT) sancionou a Lei 12.519 que instituiu oficialmente a data como o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra.

Cada estado ou cidade brasileira tem de aprovar uma lei regulamentando o feriado cujo objetivo é fazer uma reflexão sobre a luta do povo negro. Em Mato Grosso do Sul, não tem feriado estadual, mas quatro cidades decretaram feriado municipal pelo Dia da Consciência Negra: Corumbá, Ladário, Itaporã e Jaraguari.

Por: Assessoria de Comunicação do SEEBCG-MS

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros