10 de Dezembro de 2019 às 07:00

Senadora Simone Tebet se posiciona contra privatização dos bancos públicos e MP 905

Apoio político

 

Na última sexta-feira, dia 06 de dezembro, diretores dos Sindicatos dos Bancários de Campo Grande e de Dourados e da Apcef/MS estiveram reunidos com a senadora de Mato Grosso do Sul, Simone Tebet. Seguindo as orientações do Comando Nacional dos Bancários, essas entidades iniciaram, em parceria com os demais sindicatos dos bancários em Mato Grosso do Sul, uma campanha em busca de apoio político em prol das lutas dos trabalhadores bancários.

Os bancários foram buscar apoio da parlamentar quanto a defesa dos bancos públicos e mostraram a relevância dessas empresas para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. 52% das agências bancárias em Mato Grosso do Sul são públicas, sendo que 87% das operações de créditos ativas e 89% do crédito rural pertencem aos bancos públicos.

De acordo com o secretário geral do SEEBCG-MS e bancário do BB, Rubens Jorge Alencar, a senadora disse apoiar a luta dos bancários contra a privatização dos bancos públicos. “Tivemos uma excelente receptividade, e a senadora se mostrou contrária a privatização de algumas empresas públicas, como o BB, CEF, BNDES e Petrobras”, comentou.

Outra pauta em discussão foi a MP 905/2019, que ataca os direitos dos bancários, com aumento da jornada de trabalho e a autorização da abertura dos bancos aos finais de semana. Segundo Rubens, a senadora Simone também se posicionou contrária a alguns pontos desta Medida Provisória, principalmente os que atacam os direitos adquiridos dos trabalhadores bancários.

“Vários pontos desta medida já estão sendo questionados pelos parlamentares no Congresso. A senadora se posicionou totalmente contra, já que recentemente, na Reforma Trabalhista, a questão do trabalho aos domingos e feriados foi refutada pelos senadores, e agora o governo tenta voltar com esse assunto através de uma Medida Provisória”, ressaltou Rubens.

Ainda de acordo com o dirigente sindical, a estratégia é realizar outras audiências com os representantes legislativos de Mato Grosso do Sul. “Nós temos a representatividade de falar em nome de todos os bancários do estado. Conseguimos essa audiência com a senadora Simone Tebet, que se colocou à disposição da categoria e das entidades representativas, e agora vamos contactar as mais diversas bancadas tentando esse apoio na defesa da categoria bancária. Precisamos pressionar nossos parlamentares para barrar esses retrocessos”, pontuou.

Participaram da reunião os diretores Rubens Jorge Alencar, Orlando de Almeida, Luciana Rodrigues e Laerte Romero, do SEEBCG; Joacir Rodrigues, Edson Rigoni e João Grandão, do SEEB-Dourados; e Jânio Santana, da Apcef/MS.

Por: Assessoria de Comunicação do SEEBCG-MS

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros