6 de Abril de 2022 às 15:44

Liminar do SEEBCG-MS garante reintegração de bancário do Itaú

Demissão

O Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (TRT 24ª Região) concedeu liminar ao Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região (SEEBCG-MS) para reintegrar um bancário do Itaú, que foi demitido mesmo estando em tratamento de doença ocupacional.

Com mais de 30 anos de atuação no Itaú, o bancário Marcio Euclides Montezano foi diagnosticado com doenças ocupacionais, entre elas síndrome do manguito rotador, epicondilite lateral e outros problemas de saúde, e realiza tratamento de fisioterapia desde 2016.

Mesmo em tratamento de saúde, em fevereiro de 2021, o trabalhador foi demitido pelo Itaú. Quatro meses depois, em setembro de 2021, o INSS reconheceu a incapacidade laborativa ocasionada por doenças ocupacionais e concedeu auxílio-doença acidentário ao bancário.

O advogado trabalhista Oclécio Assunção Júnior, que integra a assessoria jurídica do SEEBCG-MS, explica que foram apresentados exames e documentos que comprovam o nexo causal entre as doenças e o ambiente de trabalho.

“Primeiro, entramos com o pedido de tutela antecipada na 3ª Vara do Trabalho e o juiz não concedeu. Entramos com pedido de reconsideração, que novamente não foi aceito. Contudo, a assessoria jurídica não mediu esforços para reintegrar o bancário diante da injusta demissão. Impetramos, então, o mandado de segurança no TRT, conseguindo essa grande vitória”, afirma o advogado trabalhista.

 

A decisão também foi bastante comemorada pelo trabalhador, que dedicou mais de 30 anos de sua vida ao banco. “Entrei no banco com 18 anos, já trabalhei em três Estados diferentes, sempre me dediquei muito ao meu trabalho, exercendo minhas atividades com ética. Nunca fiquei desempregado e agora, com essa decisão, estou muito feliz. Sempre estive junto com o sindicato”, afirma Marcio Euclides Montezano.

A presidenta do SEEBCG-MS, Neide Rodrigues, destaca a importância dessa vitória diante do atual cenário em que a categoria vem sofrendo com o ataque ao emprego nos bancos, ou seja, a diminuição de contratação e manutenção dos trabalhadores bancários.

“Lutar diariamente para garantir o emprego e as condições de trabalho são tarefas essenciais dessa gestão do sindicato. Além de garantir os direitos trabalhistas ameaçados, continuaremos, firmes e fortes, pela garantia ao emprego”, destaca Neide Rodrigues.

 

“As ações de reintegração de trabalhadores são extremamente essenciais. Até porque o bancário reconhece que o sindicato luta, de fato, por ele”, afirma o secretário de assuntos jurídicos do sindicato, Orlando de Almeida Filho.

Por: Assessoria de Comunicação do SEEBCG-MS

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros