BRB

16 de Julho de 2015 às 08:41

BRB: novas orientações sobre a folha de ponto

Ponto eletrônico

Brasília - Na terça (14), o Sindicato dos Bancários de Brasília recebeu solicitações de esclarecimentos sobre uma circular da Sugep, contendo novas instruções para lançamento na folha de ponto. Essas instruções determinam que se lance os horários efetivos de entrada e saída, mesmo que eles não ocorram no horário padrão que costumeiramente se lança.

O lançamento deverá ainda trazer registros de afastamentos por horas como aqueles ocorridos em função de idas a médicos e exames, eventuais atrasos e saídas após o horário regulamentar, devendo, em situações como esta, serem contabilizadas horas não trabalhadas ou trabalhadas a mais para posterior compensação.

O Sindicato procurou a Sugep, e esta informou que se trata de criar cultura para a implantação em um futuro próximo de ponto eletrônico, que exige estes procedimentos.

“O Sindicato compreende que a gestão do horário de trabalho dos funcionários é de competência do banco, porém, solicita sensibilidade dos gestores para que estas orientações não sirvam para a criação de situações de conflito no ambiente de trabalho. Eventuais necessidades de chegadas após o horário, saídas para consultas ou exames, precisam ser tratadas como sempre tem sido. O gestor de cada unidade não precisa ‘mudar seu comportamento’ em função destas instruções, pois o que o Sindicato defende é que busque se manter um clima de cordialidade no ambiente de trabalho, e para isso, o que mais se precisa e de sensibilidade e bom senso, de ambas as partes, gestor e subordinado”, afirmou o diretor do Sindicato Antonio Eustáquio, que também é bancário do BRB.

“Outra coisa é sobre esta possibilidade de implantação de ponto eletrônico. O Sindicato lembra a todos que tal procedimento só poderá ocorrer mediante acordo entre as partes, banco e Sindicato. Ou seja, ele não será implantado sem uma ampla discussão”, ressaltou o diretor do Sindicato Ronaldo Lustosa, que também é bancário do BRB.

SEEB/Brasília - Da Redação

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros