BRB

8 de Junho de 2015 às 12:12

BRB - paralisação 24h: diretoria do terror ataca funcionários

Mobilização

Brasília - A diretoria do BRB está escancarando sua real face. Diante da mobilização dos funcionários, organizados pelo Sindicato dos Bancários de Brasília, que, após a bem-sucedida paralisação de duas horas do último dia 27 de maio e com paralisação de 24 horas a ocorrer nesta segunda-feira (8), resolveu tirar a máscara de bom mocismo.

Nesta sexta feira (5), ao invés de apresentar uma proposta de pagamento imediato da PLR devida, está pressionando os funcionários através dos gerentes a não aderirem à paralisação de segunda, inclusive com orientação de realização de reunião com elaboração de ata e assinatura de todos os presentes.

Não bastasse isso, nos últimos dias o banco descomissionou e rebaixou funcionários da TI. Tem também pressionado trabalhadores com ações de 7ª e 8ª horas a renunciarem à ação para evitarem perda de função comissionada.

Não se sabe se isso é uma orientação de Rollemberg ou se é iniciativa da própria diretoria. O fato é que o banco, ao invés de dialogar seriamente com os funcionários, buscando soluções para a situação de dificuldade por que passa, prefere o confronto, em uma atitude descabida de aterrorizar para tentar vencer pelo medo. Atitudes de pequenos e covardes.

O Sindicato solicita a todos os gestores que ignorem este tipo de ameaça e cumpram seu papel com hombridade e respeito ao conjunto dos trabalhadores. Nada de se dobrar perante a imprudência de uma diretoria que não diz a que veio, que não tem projeto para o banco e, a exemplo do próprio governador, tenta justificar sua inação jogando a responsabilidade na gestão passada.

 Bancários do BRB, não se rendam a este tipo de chantagem! É seu futuro que está em jogo. A luta não é só pela PLR não paga. É por respeito e pela manutenção do BRB público. Vamos parar nesta segunda, para que o banco não pare definitivamente. Já vencemos outros governos e outras diretorias, e conseguimos fazer com que este banco permaneça. Vamos vencer novamente. Nossa união é nossa força!

“O Sindicato buscará o Ministério Público para denunciar este tipo de atitude antissindical, mas a forma mais eficiente de combatermos estes desmandos é através de nossa mobilização. Somos nós, bancários do BRB, unidos, que faremos parar este tipo de comportamento”, finaliza Antonio Eustáquio, diretor do Sindicato.

Veja as orientações para a greve:

A Constituição e a Lei de Greve garantem o direito à greve.

Denuncie ao Sindicato o assédio moral e a coação do banco para furar a greve.

Desligue ou “perca” seu celular.

Se você for convidado para trabalhar durante a paralisação, não aceite. É contra a lei de greve. Grave o registro da mensagem de celular, com hora e data e encaminhe ao Sindicato.

Trabalhar em casa durante a greve, além de desrespeitar e enfraquecer a luta dos seus colegas, pode trazer problemas jurídicos, uma vez que isso não está previsto no contrato de trabalho.

O banco vai tentar confundir a categoria com informações inverídicas. Acredite apenas nas informações divulgadas pelo Sindicato.

Convença os colegas bancários sobre a importância da greve e da unidade da categoria.

Informe os clientes dos motivos da greve, da exploração e desrespeito do banco com clientes e população. Procure ajudar a clientela.

Tenha sempre em mãos o telefone do Sindicato: 3262-9090 (Central de Atendimento).

Fonte: SEEB-Brasília - Da Redação

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros