BRB

6 de Setembro de 2012 às 08:30

Na primeira negociação, BRB frustra expectativas dos bancários

Campanha Nacional 2012

Logo na primeira rodada de negociação da Campanha Nacional 2012 com o BRB, realizada na quarta-feira (22), o clima foi ‘morno’ e frustrou as expectativas dos bancários, na avaliação dos diretores do Sindicato.

O BRB não apresentou proposta sobre qualquer cláusula reivindicada, se limitando a repetir a necessidade de se buscar um acordo que evite uma greve, voltando a recorrer ao argumento do acréscimo ocorrido nas despesas de pessoal com a implantação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR), e ainda a dificuldade de diálogo com o Conselho de Administração (Consad) sobre aumentos nos gastos com os funcionários.

O banco buscou junto aos sindicalistas uma definição de pontos prioritários para que se possa construir uma proposta satisfatória para evitar a greve, ao que os dirigentes sindicais responderam serem todos os itens da pauta de extrema importância, uma vez que refletem a necessidade dos bancários do BRB.

Em relação à ‘indisposição do Consad’, o secretário de Estudos Socioeconômicos do Sindicato, Antonio Eustáquio, que também é bancário do BRB, argumentou sobre a necessidade de o banco ter autonomia para negociar e que a discussão sobre a pauta de reivindicações da Campanha não é com o Conselho. Sugeriu ainda que, se o Consad for empecilho para uma boa negociação, que o órgão se faça representar na mesa.

Para o BRB, reivindicações são inviáveis

Provocado pelos dirigentes sindicais sobre pontos específicos da pauta, o banco afirmou ser inviável a aceitação das seguintes reivindicações: fim do caixa flutuante com a garantia de pagamento da semana cheia em caso de substituição; elevação do piso dos analistas de TI ao valor inicialmente proposto para o PCCR; e ainda a instituição do cargo de supervisor de caixa.

“O banco não começou bem o processo negocial. Esperamos sensatez do BRB nas próximas rodadas, ou não teremos outra alternativa senão partir para o confronto”, avisa a secretária-geral do Sindicato, Cida Sousa, também bancária do BRB.

“Embora o banco tenha dito ter a intenção de negociar com responsabilidade, a primeira rodada não deixou boa impressão”, afirma o diretor do Sindicato Cristiano Severo, também funcionário do BRB.

Representaram o Sindicato na negociação os diretores Cida Sousa, Antonio Eustáquio, Cristiano Severo e Fabiana Uehara, que também representou a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT).

Pelo BRB, participaram o superintendente de Recursos Humanos, Célio do Prado, a coordenadora da comissão de negociação, Marina Carvalho, além dos negociadores Léa Rodrigues e Antônio Neto.

Próxima negociação


A próxima negociação com o BRB ocorrerá na semana que vem, em data a ser confirmada.

Para a próxima rodada, o Sindicato argumentou sobre a importância da presença do diretor de Gestão de Pessoas e Administração, Jorge Alves. Em resposta, o banco disse que ele participará.

Fonte: BrancáriosDF

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros