28 de Abril de 2021 às 17:41

28 de abril, dia de lembrar os trabalhadores vitimados pela Covid

Acidente de Trabalho

No dia 28 de abril de 1969 uma explosão numa mina na Virgínia (EUA) matou 78 trabalhadores. Desde 2003 esta data é lembrada como o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças de Trabalho. A diretora de Saúde e Previdência da Fenae, Fabiana Matheus, lembra que no ano passado, ao lembrar a data, ainda no início da pandemia, a Fenae já alertava para importância de reconhecer a doença da Covid-19 como acidente de trabalho.

  
“Conseguimos derrubar a MP do governo Bolsonaro no STF que vetava a Covid como acidente de trabalho, há uma decisão em primeira instância na Justiça mineira que reconhece isso e continuamos a lutar para que a Caixa e o INSS reconheçam a realidade que atinge milhares de trabalhadores essenciais pelo país” afirma ela, ao alertar que a emissão da CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho) pelos contaminados é fundamental para garantir os direitos. 

A pesquisadora Maria Maeno, uma das coordenadoras da pesquisa “Covid 19 como Doença relacionada ao trabalho”, é taxativa: existe conhecimento amplo de que os locais e as atividades de trabalho são fontes de disseminação do vírus que causam a Covid-19.  A contaminação por Covid 19 é um acidente de trabalho e os trabalhadores precisam garantir esse reconhecimento, entende ela.  

Formada pela Faculdade de Medicina da USP e doutora em Saúde Pública pela mesma universidade, Maeno e mais sete pesquisadores estão realizando uma pesquisa com os profissionais de atividades exercidas presencialmente como objeto de estudo para o projeto “COVID-19 como uma doença relacionada ao trabalho”, promovida pela Associação de Saúde Ambiental e Sustentabilidade (ASAS). O projeto inclui a realização de uma pesquisa com trabalhadores formais e informais de vários segmentos, que vai analisar e dar visibilidade às condições de trabalho enfrentadas na pandemia. 

Na avaliação da coordenadora da CEE/Caixa, Fabiana Uehara, no caso dos bancários da Caixa, há o agravante de que trabalham em locais fechados, sem renovação do ar, com alta circulação de pessoas para pagamento dos auxílios emergenciais e sociais. “Vale lembrar que a empresa é obrigada por lei a emitir a CAT, mas se ela se recusar outros podem fazer essa comunicação, como os sindicatos, por exemplo” alerta ela. 

Nexo Causal 

Para o trabalhador contaminado é muito importante ter reconhecido o nexo causal da doença como seu local de trabalho pelo INSS, porque vários direitos adicionais são garantidos ao trabalhador acometido por doença relacionada ao trabalho. Deve-se levar em conta também a doença ou acidente que envolve o trajeto de trabalho, conforme a Lei 8.213. 

No caso de afastamento por mais de 15 dias, o trabalhador com doença reconhecida tem direito a estabilidade de um ano após o retorno ao trabalho. “Isso é importante porque nós sabemos que as demissões estão ocorrendo e muitos trabalhadores pós-covid estão sendo demitidos”, ressalta Maria Maeno.  

No caso de acidente de trabalho, o empregador é obrigado a manter o recolhimento do Fundo de Garantia durante o período de afastamento do trabalhador, o que não acontece quando os afastamentos não são reconhecidos como tal. 

Outro direito é o auxílio-acidente, um pecúlio que o trabalhador acidentado ou adoecido recebe se tiver uma diminuição da sua capacidade de trabalho. Se um trabalhador com covid permanecer com sequelas após ter feito o tratamento e receber alta, como alguma deficiência respiratória, cansaço extremo, problema de coração ou outro, ele tem direito a esse auxílio-acidente.  

Finalmente, ressalta a pesquisadora, no caso de falecimento, a pensão que o acidentado do trabalho deixa também é maior.  

Webinário 

Para marcar o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho, a Contraf (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro) promove nesta quarta-feira (28), o Webinário “Sequelas da Covid-19 sobre a saúde dos trabalhadores”. O evento online, organizado pelo Coletivo Nacional de Saúde da Contraf-CUT, será composto por dois painéis com especialistas médicos com destacada atuação na área da saúde ocupacional e da clínica neurológica. 

Trata-se de uma abordagem técnica sobre os efeitos da contaminação do novo coronavírus, causador da Covid-19, e seus efeitos posteriores, e em menção ao Dia Internacional em Homenagem às Vítimas de Acidentes do Trabalho, instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT/ONU). 

Fonte: Fenae

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros