15 de Dezembro de 2025 às 12:54
Super Caixa
A Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae) lança, nesta segunda-feira (15/12), a campanha “Vendeu/Recebeu”, que cobra mudanças no Super Caixa — programa de premiação da rede de varejo e atacado do banco responsável pelo pagamento do bom desempenho dos empregados. A iniciativa, criada em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro da CUT (Contraf-CUT) e com as Associações do Pessoal da Caixa (Apcefs), chega acompanhada de um abaixo-assinado (https://link.fenae.org.br/CampanhaVendeu-Recebeu) que reivindica mudanças no atual regramento.
Segundo o presidente da Fenae, Sergio Takemoto, as duas iniciativas buscam envolver os empregados na luta por mudanças no regramento do Super Caixa, que, desde que foi lançado, tem gerado insatisfação e sentimento de desvalorização entre os trabalhadores do banco. “Esse modelo imposto pela direção da Caixa gera sensação de desvalorização e incerteza nos empregados. Muitos relatam que o esforço diário por comprimento de metas não é recompensado de forma proporcional, o que impacta na motivação, no bem-estar e até na qualidade do atendimento”, explica Takemoto.
Ele explica que a mudança é extremamente necessária para garantir mais equilíbrio e transparência para os empregados. O novo modelo aumentou a dificuldade para o empregado se habilitar ao recebimento das remunerações e diminui a frequência dos pagamentos, que deixam de ser trimestrais e passam a ser semestrais.
O diretor de Saúde e Previdência da entidade, Leonardo Quadros, explica que o novo modelo de remuneração pago pelas vendas de produtos do banco tem causado preocupação para as entidades. Segundo Quadros, a criação da campanha “Vendeu/ Recebeu “e do abaixo-assinado surgiram da necessidade de engajar os empregados e dar voz ao crescente descontentamento com as novas regras impostas pela Caixa.
O diretor ressalta ainda que, mesmo com o aumento da pressão e das metas, os trabalhadores perderam uma parte importante da composição salarial que antes recebiam por meio das remunerações. Além disso, as novas exigências são tão restritivas que a maioria não conseguirá manter direitos que já possuía, reforçando a sensação de perda e injustiça. “O texto do abaixo-assinado foi construído para que os empregados se reconheçam nele e para reivindicar a abertura de um processo de negociação com critérios mais justos, que valorizem e reconheçam efetivamente o esforço diário dos trabalhadores”, explica Quadros.
Sem revisão no modelo imposto pela atual gestão do banco, a tendência é que a motivação diminua, afetando diretamente o volume de vendas e a relação com os clientes. Além disso, a permanência de um modelo considerado injusto pode aumentar a sensação de sobrecarga e desvalorização dentro das unidades. A tendência é agravar ainda mais a saúde mental dos empregados, que já sofrem para bater metas exageradas.
Os empregados podem acompanhar e apoiar as ações das entidades pelas redes oficiais das entidades e assinar o abaixo-assinado. A Fenae destaca que quanto maior a mobilização, mais força a campanha ganha.
O Super Caixa é um programa de premiação para os empregados da rede de varejo e atacado da Caixa Econômica Federal, que recompensa o bom desempenho de cada um. O programa de remuneração variável substitui mecanismos anteriores, como o Bônus Caixa e o TDV (Time de Vendas), e transforma a lógica de premiação entre os empregados.
O modelo vigente gera sensação de desvalorização e incerteza. Muitos empregados relatam que o esforço não é recompensado de forma proporcional, o que impacta na motivação, no bem-estar e até na qualidade do atendimento. A mudança é necessária para garantir mais equilíbrio e transparência para os empregados.
Por: Fenae
Link: https://www.seebcgms.org.br/caixa-economica-federal/entidades-lancam-campanha-vendeurecebeu-que-cobra-mudancas-no-super-caixa/