12 de Novembro de 2025 às 11:37

Plenária do SEEBCG-MS esclarece minuta do ACT do Saúde Caixa

Assembleia

O Sindicato dos  Bancários de Campo Grande-MS e Região realizou nesta terça-feira, dia 11 de novembro, uma plenária presencial para detalhar a proposta de renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) específico do Saúde Caixa. O principal destaque da proposta é o reajuste zero nas mensalidades do plano de saúde, uma vitória importante para os bancários e os aposentados da Caixa Econômica Federal.

O encontro, realizado na sede do sindicato, teve como objetivo esclarecer todas as dúvidas dos empregados sobre a minuta do acordo antes da votação. A assembleia virtual para deliberação e aprovação do ACT do Saúde Caixa já está em andamento, com votação exclusiva por meio digital, através do link bancarios.votabem.com.br, e se estenderá até às 14h desta quarta, dia 12 de novembro (horário de Brasília).

O secretário de Saúde do SEEBCG-MS e bancário da Caixa, Everton Espíndola, destacou a importância da plenária para garantir que os empregados tivessem total clareza sobre o que foi acordado.

"A plenária foi convocada para esclarecer aos empregados os termos da proposta apresentada pela Caixa em mesa de negociação. Essa minuta será redigida, revisada e minuciosamente verificada pelo corpo jurídico da Contraf, assegurando que os direitos conquistados na negociação sejam formalmente estabelecidos na nova minuta do acordo coletivo", disse.

Everton também ressaltou que, apesar da satisfação com a proposta atual, que garante o reajuste zero, a luta por melhorias continua. "Ainda há um longo caminho a ser percorrido para alcançar metas como a revisão do teto estatutário e a redução da mensalidade, atualmente custeada pelo 13º salário. Esses objetivos exigem um esforço contínuo e consistente. É fundamental manter a coesão na luta, pois os desafios do plano de saúde persistem", finalizou.

Aprovação

Em vista dos avanços conquistados na mesa de negociação, especialmente o reajuste zero, o Comando Nacional dos Bancários orienta pela aprovação do acordo

Principais pontos da proposta negociada:

  • Mensalidade dos titulares mantida em 3,5% da remuneração;
  • Valor dos dependentes mantido em até R$ 480;
  • Somatório das mensalidades (titular + dependentes diretos) continuará limitado a 7% da remuneração;
  • Teto anual de coparticipação preservado em R$ 3.600 por grupo familiar;
  • Déficits atuais não serão repassados aos usuários;
  • Pacto intergeracional e mutualismo garantidos;
  • Inclusão de filhos até 27 anos como dependentes;
  • Caixa e empregados pagarão a contribuição do plano sobre valores de ações judiciais de natureza remuneratória;
  • Negociação de medidas estruturantes em 2026, com vistas à sustentabilidade do plano;
  • Vigência do ACT até 31 de agosto de 2026, retomando as negociações conjuntas da campanha salarial.

Outros pontos negociados em 2025:

  • Serão vertidas ao Saúde Caixa as contribuições, patronal e pessoal, incidentes sobre valores pagos a empregados e ex-empregados, decorrentes de processos judiciais trabalhistas individuais, coletivos e acordo judiciais que tenham como objeto parcelas de natureza salarial (a partir da assinatura do acordo);
  • Carência de 3 meses para novos contratados;
  • Elaboração de medidas estruturantes em 2026, com vistas à sustentabilidade do plano, com retomada das mesas ainda no mês de novembro.

Por: Comunicação do SEEBCG-MS


 

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros