13 de Setembro de 2013 às 07:46
GREVE
Andréia Cercarioli
Os bancários de Campo Grande-MS em assembleia realizada ontem (12) aprovaram o início de greve por tempo indeterminado a partir do dia 19.
Sem acordo sobre a campanha salarial, o anúncio da greve é a forma de pressionar a Federação Nacional de Bancos. Até agora, os banqueiros apresentaram proposta de reajuste linear para salários, pisos e benefícios de 6,1%. O índice repõe apenas a inflação do período e não atende a reivindicação dos trabalhadores que pedem 5% de aumento real.
As principais reivindicaçõessão: 5% do reajuste real, fim das metas abusivas e do assédio moral, melhores condições de emprego, mais segurança, fim das demissões imotivadas e da terceirização em atividade fim, além da contratação de novos funcionários para diminuir filas e melhorar o atendimento ao público.
A presidenta do SEEB-CGMS, Iaci Azamor Torres enfatiza que “o foco deste ano é o emprego. O problema é crônico, e atinge bancos públicos e privados. Para ter uma ideia, a Caixa tem aberto novas agências com apenas sete ou oito funcionários, agravando um quadro que j era crítico com a falta de bancários e grandes filas”.
No Sul do Estado, reunidos em assembleia geral, os bancários do Sindicato de Dourados e Região também foram favoráveis à greve. A decisão teve apoio de mais de 80% dos bancários presentes na sede do sindicato e abrange, além de Dourados, os municípios de Caarapó, Juty, Fátima do Sul, Vicentina, Jatei, Glória de Dourados, Deodápolis, Itaporã, Douradina, Maracaju, Rio Brilhante e Nova Alvorada do Sul.
No dia 18, a categoria realiza novas assembleias em todo o País, dessa vez com o objetivo de organizar a greve.
Link: https://www.seebcgms.org.br/campanha-nacional-2013/bancarios-de-ms-aprovam-greve-por-tempo-indeterminado/