2 de Maio de 2025 às 10:43
Dia do Trabalhador
A paixão pelo esporte e a união da categoria bancária se encontraram na comemoração do Dia do Trabalhador realizada pelo Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região. O destaque do dia ficou por conta da grande final do tradicional Campeoche, competição que mobilizou cerca de 100 atletas desde fevereiro, culminando em um 1º de maio de pura emoção.
A presidenta do sindicato, Neide Rodrigues, destacou que unir a comemoração do Dia do Trabalhador ao esporte é uma forma de fortalecer a confraternização da categoria e, ao mesmo tempo, incentivar a saúde e o bem-estar dos bancários por meio da prática esportiva.
Mas, segundo Neide Rodrigues, o 1º de Maio vai além da comemoração - é um momento de refletir sobre as conquistas da categoria e reafirmar a importância dos bancários e bancárias.
"É uma alegria estarmos aqui mais uma vez, celebrando e reafirmando nossas conquistas. Mas o 1º de Maio não é apenas um dia de festa, é também um momento de reflexão. Somos a única categoria com uma Convenção Coletiva de Trabalho nacional, que assegura direitos históricos conquistados com muita luta. No entanto, essa conquista está sob ameaça. Os banqueiros já sinalizaram que, no próximo ano, não pretendem renovar nossa convenção. Isso representa um grande desafio e reforça a necessidade de estarmos unidos e mobilizados para defender o que é nosso", alertou.
A presidenta também ressaltou a importância da defesa de pautas nacionais da classe trabalhadora, entre elas, o fim da escala 6 x 1 e a isenção do imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil e para a PLR.
Três jogos emocionantes marcaram a grande final na manhã do Dia do Trabalhador. A disputa pelo terceiro lugar na categoria 40+ abriu a rodada de finais com um confronto eletrizante entre Taveirópolis e Pantanal. Em um confronto disputado a cada lance, o time do Pantanal iniciou abrindo o placar, mas o Taveirópolis conseguiu virar o resultado, levando o terceiro lugar com resultado de 3 a 2.
Na sequência, a grande final da categoria 40+ colocou frente a frente Comercial e Operário. A disputa equilibrada mexeu com o coração da torcida, que acompanhou um jogo bastante emocionante, equilibrado e marcado por alguns cartões amarelos. Ao final da partida, o Comercial sagrou-se campeão com um placar de 2 a 1.
Para o capitão do Comercial, Adão Marques Gregório, que sempre participa das competições do sindicato, a final foi muito disputada. "O campeonato foi muito bem organizado pelo sindicato. O Comercial conquistou o título hoje, mas o time do Operário também demonstrou muita força em campo. Isso é muito positivo. É uma confraternização que o sindicato promove todos os anos para nós. Agora é só comemorar e parabenizar toda a equipe envolvida", disse.
Para fechar a manhã de jogos, a final do grupo livre entre Barcelona e Real Madrid foi uma disputa impressionante, marcada por reviravoltas. O placar foi aberto pelo Real Madrid, que se mostrava forte na partida, mas, após o segundo tempo, Barcelona aproveitou o desfalque de um jogador do time adversário, cresceu na disputa e correu atrás do prejuízo garantindo o primeiro lugar com um placar de 5 a 2.
Para o atleta do Barcelona e bancário do Itaú, Silvio Gabriel Lemes Lopes, responsável por 4 dos 5 gols do time, o principal intuito foi participar da competição e se divertir. “O intuito mesmo não é nem campeonato, fazer gol, é se divertir, fazer amizade. Ainda mais para nós que temos uma rotina de trabalho tão estressante é importante esse tempo para se divertir”, afirmou.
Como manda a tradição, as equipes vencedoras e jogadores que se destacaram no Campeoche, foram premiadas com troféus e medalhas. As equipes campeãs, Comercial (40+) e Barcelona (live), ergueram com orgulho seus troféus,
A premiação para o time livre teve um gosto especial, o troféu foi entregue pelo jogador campograndense Jean, cinco vezes campeão do Campeonato Brasileiro, conquistados com o São Paulo, Fluminense e Palmeiras, além de ter atuado com a camisa da seleção brasileira.
Os atletas que alcançaram as maiores pontuações individuais ao longo do campeonato também foram reconhecidos. Na categoria 40+, o talento de Silva o consagrou campeão, com Bodão e Leandro logo em seguida, garantindo o segundo e terceiro lugares. Já na categoria Livre, Peterson conquistou o primeiro lugar, seguido de perto por Claudio e Silvio, que brilharam na segunda e terceira colocações, respectivamente.
Também foram premiados os talentos que brilharam ao longo da competição: Leo (40+) e Edilson (livre), foram os goleiros menos vazados, e Salviano (40+) e Silvio (livre), os artilheiros. E para finalizar as premiações, os jogadores Adão (40+) e Silvio (livre) - atleta mais premiado desta edição -, receberam o troféu de “Jogador Caro”.
Para o secretário de Esportes do SEEBCG-MS, Jesse Coffani, a final do campeonato foi um verdadeiro sucesso, com jogos equilibrados e grande participação da categoria. “As partidas foram bastante disputadas, tanto a primeira quanto a segunda, o que demonstra o alto nível dos jogadores. Estamos muito satisfeitos com a presença do público, que compareceu em peso. Nosso objetivo é justamente esse: trazer o bancário para o clube, proporcionar momentos de lazer e fortalecer também a saúde mental', afirmou Jesse.
Depois das disputas emocionantes, os bancários e bancárias e seus familiares puderam aproveitar um tempo para confraternizar e desfrutar da deliciosa feijoada. O almoço foi embalado pela banda Calilo Só Por Elas, que animou o público cantando sucessos que conquistaram a todos.
De acordo com a secretária de Administração do sindicato, Patrícia Soares, a festa é organizada com carinho e atenção aos interesses da categoria. “Escolhemos comemorar com atividades esportivas porque é algo que mobiliza e agrada os bancários. E a cada ano vemos a participação crescer, o que mostra que estamos no caminho certo”, destacou.
Para fechar a programação do Dia do Trabalhador, os bancários e bancárias puderam participar de um sorteio de brindes. O sindicato agradece ao Escritório Arraes & Centeno Advocacia, Versátil, Fetec-CUT/CN , Doce de Panela e Marcelo Esportes pela doação dos brindes.
Por: Bianca Carolina/Comunicação do SEEBCG-MS
Fotos: Reginaldo de Oliveira/Martins e Santos Comunicação
Link: https://www.seebcgms.org.br/noticias-gerais/1o-de-maio-seebcg-ms-celebra-conquistas-e-reforca-luta-dos-bancarios-com-esporte-e-confraternizacao/