20 de Outubro de 2021 às 08:35

Bancos já fecharam 2.080 agências no Brasil desde março de 2020

Agências

Foto: Nando Neves

Matéria publicada pelo jornal Folha de São Paulo no domingo (10) revela o quanto a ganância dos banqueiros e a política de dilapidação do setor público pelo Governo Bolsonaro ameaçam o emprego da categoria bancária. De março de 2020 até setembro foram extintas no Brasil 2.080 agências. O fechamento de unidades físicas se deve ao avanço e a concorrência de fintechs, cooperativas e bancos digitais no setor financeiro, que explicam em parte a extinção de agências. No entanto, este é um processo que já vem acontecendo ao longo dos anos e o sistema financeiro sempre se utilizou das novas tecnologias para reduzir custos com mão de obra e aumentar os lucros.

A pandemia como laboratório

Na pandemia, os bancos tiveram que ampliar o home office, atendendo uma reivindicação dos bancários para proteção das vidas contra a Covid-19. Apesar de necessário, esta mudança serviu como um grande laboratório para as estratégias dos bancos de avançar com plataformas digitais e reduzir custos administrativos com aluguéis de espaços comercais, energia elétrica e despesas com empregados. Fato é que o setor mais lucrativo do país extingue empregos aos milhares para acumular ainda mais dinheiro.

“Os bancos perceberam que com mais trabalhadores em casa e a redução da mão de obra, eles podem reduzir custos e ganhar ainda mais dinheiro. Mas é verdade também que os banqueiros já tinham este projeto de usar cada vez mais as tecnologias para aumentar seus lucros, fechando agências e demitindo trabalhadores, sem nenhum compromisso social, engrossando os mais de 14 milhões de desempregados que o país possui hoje”, afirma a presidente interina do Sindicato dos Bancários do Rio, Kátia Branco.

Cidades sem bancos

Quem mora ou tem parentes no interior sabe da importância de uma agência bancária para o desenvolvimento dos pequenos municípios. No entanto, cada vez mais voltados para unidades de negócios, os bancos privados estão fechando suas agências nos pequenos municípios. “O pior é que, com a política de destruição do estado brasileiro, o Governo Bolsonaro faz o mesmo com os bancos públicos, fechando agências, especialmente nas cidades menores e promovendo o desmonte da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil”, critica Kátia. O Banco do Brasil, por exemplo, começou este ano uma reestruturação que prevê o fechamento de 361 unidades, incluindo em cidades menores que ficarão sem agência bancária.

Fonte: Bancários Rio

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros