25 de Junho de 2009 às 14:56
Conferência: Técnico do Dieese participa da Coferência Interestadual dos Bancários de MS e SP
O técnico do Dieese, Sérgio Medonça, participou da segunda mesa de discussões da Conferência Interestadual, que aconteceu em Itanhaém (SP), nod dias 25 e 26 de junho. Ele abordou o tema: “A crise internacional e o reflexo para os trabalhadores e para os bancários”. Através de dados e tabelas sobre a crise financeira ele concluiu que 2009 será um ano difícil para as negociações coletivas.
O técnico considera que esta é a maior crise do capitalismo desde de 1929. Segundo Sérgio "estatísticas revelam que a atividade econômica do Brasil deve ficar estagnada ou com pequena retração, apresentando pequena melhoria no final do ano".
Mendonça abordou três aspectos que considera importantes para o enfrentamento da crise no Brasil: o dinamismo do mercado interno, reservas cambiais, os investimentos do PAC e a diversificação de destinos das exportações brasileiras.
Sobre as negociações coletivas, Sérgio apresentou dados da Dieese que revelam que de 2004 até 2008, de 700 categorias 77% conseguiram ganhos acima da inflação. Em 2009, de janeiro a maio a Dieese pesquisou 103 categorias, Sérgio diz que não houve negociação abaixo da inflação, mas também os aumentos não foram sigificativos. Para ele a crise afetará as negociações deste ano. Mendonça acredita que o Brasil voltará ao seu crescimento normal só no ano de 2011 e enfatiza que este é um momento de mudanças: “Temos que pensar em um mundo que pode mudar a partir dessa crise, por isso temos um importante papel neste contexto”.
Saiba Mais
Clique nos links abaixo e veja mais notícias:
Conferência Interestadual em início com debate sobre a crise finaceira
Dirigentes sindicais de MS e SP se preparam para a Conferência Interestadual
Fonte: Adriana Miceli/Seeb CG - MS e Região
Link: https://www.seebcgms.org.br/noticias-gerais/conferencia-tecnico-do-dieese-participa-da-coferencia-interestadual-dos-bancarios-de-ms-e-sp/