24 de Outubro de 2024 às 09:16
Roda de Conversa
Na última quarta-feira (23), a sede do Sindicato dos Bancários se transformou em um espaço de acolhimento e inspiração. A roda de conversa "Histórias que Tocam", realizada durante o Outubro Rosa, reuniu bancárias, familiares e profissionais da saúde para compartilhar experiências e fortalecer a luta contra o câncer de mama.
"Todos os anos, dedicamos um momento especial para refletir sobre a saúde da mulher e a importância da prevenção. Queremos que todas as bancárias reservem um tempo para cuidar de si mesmas e realizar os exames preventivos. É fundamental que a conscientização chegue a cada uma de nós, para que possamos ter uma vida mais longa e saudável" , destacou a presidenta do SEEBCG-MS, Neide Rodrigues.
“Acreditamos que nunca é demais falar sobre a prevenção do câncer de mama. Quanto mais debatemos este assunto, mais mulheres se conscientizam sobre a importância de cuidar da sua saúde. Nossa intenção é chamar a atenção para a prevenção em primeiro lugar, para que possamos salvar vidas", ressaltou a secretária de mulheres do sindicato, Luciana Rodrigues.
Os relatos de superação de Talita, Leonilda e Eunice comoveram a todos os presentes. As três mulheres, em diferentes fases da vida, contaram suas jornadas desde o diagnóstico até a vitória sobre o câncer. Seus depoimentos, repletos de emoção e determinação, evidenciaram a importância do diagnóstico precoce.
A bancária Talita Fátima Lazarini Severo descobriu o câncer de mama há 1 ano e passou por 1 cirurgia, 16 sessões de quimioterapia, 18 radioterapia e 18 imunoterapia. Apesar de se considerar um milagre, por ter retirado 100% do câncer e sem metástase, ela destaca que se tivesse buscado o diagnóstico seis meses antes, o rumo do tratamento poderia ter sido diferente, porque quando descobriu o câncer já estava no estágio 3.
“Eu acho que é muito importante a gente trazer um assunto como o câncer de mama para a realidade da mulher em si, principalmente da mulher bancária. Porque a gente tá sempre dedicada ao trabalho, na correria, e a gente acaba se deixando de lado para o trabalho e para a família, e a gente vai se anulando. E eu acho que é importante a gente se conscientizar como prevenção e não no tratamento precoce, que é o que pode mudar tudo”, disse Talita.
A aposentada Leonilda Rodrigues, ao realizar um exame de rotina na carreta do Hospital de Amor em 2017, recebeu a notícia de que tinha câncer de mama. Após passar por um tratamento intenso, incluindo cirurgia, 10 sessões de quimioterapia e 31 de radioterapia, Leonilda tornou-se uma verdadeira defensora da saúde feminina e não descuida mais da sua saúde.
“Eu acho que tem muitas mulheres que vão deixando sua saúde para depois. Pensa em casa, pensa no filho, pensa no marido e não em si própria. Então, a partir do tratamento do câncer, eu me tornei uma outra pessoa: primeiro eu. Colocar a própria saúde em primeiro lugar é um ato de amor próprio. Você tem que estar bem para cuidar dos outros, foi isso que aprendi”, destacou Leonilda, que há 7 anos realiza acompanhamento médico regular.
O check-up de rotina salvou a vida da contadora Eunice do Nascimento. Diagnosticada com câncer em 2019, ela destaca a importância de realizar exames preventivos regularmente.
“Se eu não tivesse feito os exames naquele momento, não teria sucesso no meu tratamento. A cirurgia foi suficiente, sem a necessidade de quimioterapia ou radioterapia. Além do diagnóstico precoce, o apoio incondicional da minha família e amigos foi fundamental para me fortalecer e seguir em frente”, celebrou Eunice
A roda de conversa ganhou ainda mais força com a palestra da enfermeira oncologista Bianka Persi Moreira Marcelino, do Hospital do Câncer. A especialista abordou de forma clara e objetiva os principais aspectos do câncer de mama, como os tipos, os fatores de risco e os tratamentos disponíveis. Bianka também destacou a importância do autoexame e da realização regular dos exames preventivos.
“O Outubro Rosa é uma oportunidade única para intensificar a conscientização sobre o câncer de mama. É preciso que todas as mulheres se informem sobre os sinais e sintomas da doença e realizem os exames preventivos regularmente. Como profissional da saúde, o compromisso é contribuir para que cada vez mais mulheres tenham acesso a informações precisas e possam tomar decisões conscientes sobre sua saúde", afirmou a enfermeira.
A enfermeira lembrou que, neste mês de outubro, o Hospital do Câncer Alfredo Abrão está realizando diariamente exames de mamografia. Até dia 31, estão sendo distribuídas 60 senhas/dia, a partir das 6h, para mulheres entre 40 a 65 anos, de segunda à sexta-feira.
Em um clima de celebração e conscientização, as participantes do evento foram convidadas para um coquetel, um momento para agradecer a todas as mulheres que se dedicam à luta contra o câncer de mama e para fortalecer os laços de solidariedade.
“Acreditamos que ao ouvirmos essas histórias, podemos despertar a empatia e o desejo de ajudar o próximo também. A prevenção e o cuidado com a saúde são um ato de amor próprio, mas também um gesto de solidariedade com aquelas que mais precisam. Que possamos estender a mão e oferecer apoio às mulheres que enfrentam essa batalha”, finalizou a presidenta do sindicato, Neide Rodrigues.
Link: https://www.seebcgms.org.br/noticias-gerais/outubro-rosa-relatos-de-superacao-emocionam-e-inspiram-mulheres/