28 de Outubro de 2011 às 12:09

SEEBCG participará do I Encontro Nacional de Trabalhadores Indígenas do MS

Os diretores recebem o convite do coordenador do Coletivo de Trabalhadores Indígenas da CUT-MS

O convite aconteceu nesta sexta-feira, dia 28, na sede do sindicato por José Carlos Pacheco, da coordenação do Coletivo dos Trabalhadores Indígenas da CUT-MS. O evento será realizado na Câmara Municipal de Sidrolândia nos dias 4 e 5 próximos e será o primeiro do gênero no Brasil.

 

Depois de ser a pioneira na criação de um coletivo de trabalhadores indígenas, a CUT-MS (Central Única dos Trabalhadores) vai realizar no Estado o primeiro Encontro Nacional de Trabalhadores e Trabalhadoras Indígenas. Com o tema “Organização da Classe Trabalhadora Indígena no Brasil”, o evento trará ao Estado autoridades federais e até internacionais.

 

O principal objetivo do encontro é fomentar a organização dos trabalhadores dentro e fora de suas comunidades. “Estamos dando o primeiro passo no sentido de iniciarmos a construção de uma política de integração e conscientização dos trabalhadores de todas as nações indígenas”, assina Carlos Pacheco.

 

De acordo com Pacheco, a promoção deste encontro nacional da CUT representa a construção de uma nova história no MS, que é a organização da classe trabalhadora indígena. “Aproveitamos para convidar as pessoas e segmentos simpáticos à causa indígenas para participar e fazer parte deste momento histórico”, reitera o coordenador do Coletivo dos Trabalhadores Indígenas da CUT-MS.

 

Já estão confirmadas as presenças de representantes do Ministério do Trabalho, do Ministério Público Federal, da Câmara e do Senado Federal, além de outras instituições, bem como de membros da direção da CUT Nacional. Durante toda semana, uma comitiva coordenada por Pacheco percorreu as principais comunidades indígenas do Estado, convidando as lideranças para o encontro nacional em Sidrolândia. Foram visitados comunidades nos municípios de Anastácio, Aquidauana, Tauanay, Miranda, Bodoquena, Bonito e Nioaque.

 

Para a presidenta do Sindicato dos Bancários de Campo Grande e Região, Iacir Azamor Torres, o momento é de unidade em torno de temas que tratem da questão do trabalhador, sendo ele indígena ou não. “Precisamos construir uma relação de unidade na defesa dos direitos dos trabalhadores como forma de fortalecer nossa área de atuação, por isso confiramos a presença da nossa diretoria neste evento, que será de grande importância para Mato Grosso do Sul, especialmente porque precisamos dar uma resposta ao Brasil sobre a forma como está sendo tratado o trabalhador indígena no Estado, que é a segunda maior população do Brasil”, disse Iaci ao receber o convite na presença de Neide Maria Rodrigues, diretora de comunicação; Benício Pereira, diretor de relação sindical e saúde; Valter Cruvinel, diretor de informática e Valdecyr Pereira, secretário de finanças.

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros