25 de Setembro de 2025 às 16:36
Secretaria de Mulheres
A Secretaria de Mulheres do Sindicato dos Bancários realizou a primeira reunião para dar início à implantação do projeto “Basta! Não irão nos Calar”. O projeto é um canal de atendimento focado em mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.
A reunião contou com a participação das diretoras do sindicato Luciana Rodrigues, Marcley Telles e Patricia Soares. A advogada e ativista feminista Phamela Godoy também esteve presente e dará a assessoria técnica essencial para a completa implantação do projeto no sindicato.
O projeto "Basta!" visa oferecer assessoria jurídica, fornecendo desde orientação para a busca de canais e serviços públicos até esclarecimentos sobre questões delicadas, como a guarda dos filhos.
Para que o projeto seja efetivamente implantado, é obrigatória a formação da equipe por meio de um curso virtual com duração total de 18 horas. A intenção é que as reuniões da equipe aconteçam todas as quartas-feiras, das 9h às 11h.
“O curso de formação será dividido em duas etapas. A primeira é para capacitar a advogada que fará os atendimentos. A segunda etapa do curso abordará a questão social, capacitando as dirigentes sindicais. A intenção é que, com mais pessoas qualificadas, a continuidade do projeto seja garantida no futuro, prestando um atendimento cada vez melhor às nossas colegas”, disse a secretária de Mulheres do sindicato, Luciana Rodrigues
A implantação do "Basta!" está sendo conduzida pela Secretaria de Mulheres, em conjunto com a direção do sindicato. Luciana Rodrigues enfatiza a urgência do projeto, especialmente diante do cenário de violência no estado (MS).
"Mato Grosso do Sul registra um alto índice de violência contra a mulher e feminicídio, com 28 casos de feminicídio apenas neste ano. É urgente agir para cessar com esssa violência e buscar uma sociedade melhor e mais igualitária", disse.
Por: Comunicação do SEEBCG-MS
Link: https://www.seebcgms.org.br/noticias-gerais/sindicato-dos-bancarios-inicia-preparativos-para-implantacao-do-projeto-basta-nao-irao-nos-calar/