13 de Julho de 2020 às 09:00

União em defesa dos bancos públicos é destaque da abertura dos congressos

Bancos Públicos

Pela primeira vez, trabalhadores dos bancos públicos federais realizaram, na noite de sexta-feira (10), a abertura conjunta dos seus congressos nacionais que irão definir a pauta de reivindicações para a Campanha Nacional dos Bancários 2020. A demonstração de unidade do  36º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef), do 31º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil (CNFBB), do 26º Congresso Nacional dos Funcionários do BNB e do 11º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco da Amazônia é para enfrentar a agenda ultraliberal do governo Federal que tem como pilares a privatização de empresas públicas e a retirada de direitos dos trabalhadores. Os empregados dos bancos públicos deram um recado: não faltará resistência para combater os retrocessos, mesmo diante da situação de pandemia que tem exigido isolamento social. 

No 31° CNFBB, representando os bancários da base do Sindicato dos Bancários de Campo Grande - MS e Região, estavam os delegados Luciana Rodrigues e Rubens Jorge Alencar. Já no 36º Conecef, estavam Laerte Romerto Jeronymo, Marileda Ourives de Souza e Jadir Fragas Garcia.

“A nossa unidade e a nossa campanha, com bancários do Brasil inteiro, unidos de norte a sul, é o que nos dá força. E esta força vai continuar em 2020. Mesmo no meio de uma pandemia, na qual a gente tem que manter o isolamento social, nós precisamos mais do que nunca estar juntos. Por isso, o grande lema dos nossos congressos deste ano é ‘A distância não nos limita’”. Foi assim que a presidenta da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e uma das coordenadoras do Comando Nacional dos Bancários, Juvandia Moreira, declarou abertos os congressos dos bancários dos bancos públicos. O evento foi transmitido ao vivo pela página da Contraf-CUT no Facebook, no Twitter e no Youtube.

“Estamos isolados, estamos cada um nas suas casas, mas a gente não perde de vista a necessidade de construir a nossa pauta de reivindicações e a unidade da nossa categoria bancária. Por isso, a Contraf-CUT e o Comando Nacional dos Bancários irão realizar os congressos virtualmente agregando todos e recebendo as propostas de trabalhadores de todo o Brasil”, afirmou João Fukunaga, coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil.

“Esse é um ano atípico e são muitas as dificuldades que a gente enfrenta. Por isso, gostaria de saldar a todos os trabalhadores que estão resistindo a esses governos que retiram direitos, que atacam as pessoas. Nós, empregados da Caixa, nós trabalhadores bancários estamos num ano de resistência e vamos construir uma pauta de reivindicação de resistência, para manter os nossos direitos e para avançar para cima dessas instituições que pretendem colocar para a gente uma desesperança. Nós representamos a esperança e essa esperança que o povo brasileiro tem que ter na defesa dos bancos públicos, na defesa de um dia melhor, sem Bolsonaro, com democracia e com muito amor no coração de todos vocês”, disse Dionísio Reis, coordenador da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE/Caixa).

“É importante que a gente resista mais uma vez. Nem todo esse trabalho fantástico que foi realizado pelos empregados da Caixa durante a pandemia afasta a ideia de privatização da empresa. Nós não podemos permitir que este governo continue atacando nossos direitos, continue atacando o serviço público e continue pensando em privatização mesmo nesta pandemia. Nós não podemos deixar que a Caixa deixe de ser o banco da casa própria, o banco da Poupança, do Fundo de Garantia, do Fies, do Bolsa Família e de tantos outros programas importantes para a população brasileira. Ou seja, a Caixa é do povo brasileiro”, declarou Sergio Takemoto, secretário de Finanças da Contraf-CUT e presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae).

Dirigentes de entidades sindicais e do movimento associativo que representam bancários de todo o país destacaram a importância que os bancos públicos estão tendo durante a pandemia do coronavírus, seja através do pagamento do auxílio emergencial, realizado pela Caixa, seja através do apoio aos setores impactados pela crise econômica. 

“Em nome da Federação Centro Norte e das minhas companheiras do BB e dos empregados da Caixa gostaríamos de fazer uma saudação a todos os empregados que participarão dos nossos congressos. A gente sabe dos desafios a partir desta pandemia global que estamos vivendo. Estamos fazendo um congresso virtual, como nunca fizemos antes na nossa história. Em nome da nossa federação, gostaríamos de desejar um bom congresso apesar dos cenários e dos desafios para a manutenção da mesa única de negociação e dos nossos direitos”, declarou Marianna Coelho, da Fetec Centro Norte.

Por: Contraf-CUT

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros