19 de Junho de 2026 às 14:27
Campanha Nacional

Nesta sexta-feira (19), último e terceiro dia atividades do 36º Congresso Nacional dos Funcionários e das Funcionárias do Banco do Brasil (CNFBB), cerca de 280 delegados e delegadas, representantes de trabalhadores do BB de todo o país, aprovaram os eixos temáticos que irão nortear a pauta de reivindicações na campanha deste ano por melhores condições de trabalho.
Luciana Rodrigues e Alvaro Marzochi representaram os bancários e bancários do BB da base do SEEBCG-MS no Congresso.
“Foram três dias de intensos e ricos debates, nos quais discutimos os principais pontos de demanda dos trabalhadores e trabalhadoras do Banco do Brasil. Saímos desse 36º CNFBB mais fortalecidos para uma Campanha Nacional que sabemos que será difícil, diante da conjuntura brasileira”, destacou Fernanda Lopes, coordenadora da Comissão de Empresa das Funcionárias e dos Funcionários do Banco do Brasil (CEBB).
O documento aprovado contém demandas específicas para quatro temas fundamentais:
A minuta de reivindicações será entregue no dia 24 de junho, pela CEBB, ao Banco do Brasil. Em seguida, as duas partes irão definir o calendário de início das mesas de negociação.
O 36º CNFBB também aprovou as seguintes moções:
O 36º CNFBB, na capital paulista, iniciou na quarta-feira (17) e contou com grupos de discussões e mesas sobre temas variados como conjuntura nacional e o papel do BB enquanto banco público; Previ e Cassi. Além disso, a abertura do CNFBB se deu em conjunto com a do 41º Conecef, o congresso dos empregados da Caixa.
Por: Contraf e SP Bancários - com edição da Comunicação do SEEBCG-MS
Link: https://www.seebcgms.org.br/campanha-nacional-2026/36o-cnfbb-bancarios-definem-eixos-de-luta-em-defesa-do-bb-da-cassi-e-da-previ/